subject
Pedagogia, 15.08.2019 01:30 mickablack09

João amós comênio, filósofo e educador, foi um grande estudioso da história da educação e é considerado o pai da didática. em seus 78 anos de existência viveu em vários lugares, teve uma brilhante vida acadêmica, por isso é considerado um intelectual, junto com grandes nomes da sua época, como descartes

Respostas
Respostas: 3

Outra pergunta: Pedagogia

question
Pedagogia, 15.08.2019 00:50
Para franco (2010), vários fatores contribuem para que as reuniões pedagógicas não sejam realizadas a contento, entre os quais destaca: i. a falta de preparo e da clareza do coordenador pedagógico de seu papel como mediador na formação em serviço dos professores. ii. a utilização do espaço das reuniões para transmitir recados, comunicados, corrigir provas, etc.. iii. o descaso de algumas secretarias de educação na formação continuada do coordenador pedagógico e da explicitação de seu papel na organização do trabalho pedagógico da escola. iv. a instabilidade do corpo docente, visto que em muitas unidades escolares há a troca de boa parte do corpo docente de um ano para o outro, o que compromete o trabalho e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola. analisando as afirmações acima, podemos dizer que
Respostas: 3
question
Pedagogia, 16.08.2019 04:53
Paulo freire (2002, p. 21), exemplifica e reflete que “ ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. e a criação foi um fator fundamental para charles maguerez (1970), diante do problema educacional que se apresentou como um desafio. a partir do texto-base, podemos afirmar que maguerez organizou uma: alternativas: a) teoria social crítica. b) análise da realidade social. c) metodologia para mudança da realidade social. d) fundamentos religiosos de apoio a vida. e) retrocesso do formato educacional existente. 2) a 5ª etapa da metodologia da problematização do arco de maguerez, trata da aplicação à realidade. na última etapa, ocorre o processo de intervir, de exercitar e manejar às soluções ao problema enfrentado. neste encontro, ocorre a possibilidade de transformação da realidade. o processo de etapas da metodologia da problematização do arco de maguerez, começam: alternativas: a) no subjetivo e terminam no subjetivo. b) no concreto e terminam no subjetivo. c) na realidade e termina no subjetivo. d) no campo social e termina no campo teórico. e) na realidade e terminam na realidade. 3) nesta etapa da metodologia da problematização com o arco de maguerez registra as seguintes ações: refletir a respeito do problema, identificar possíveis fatores associados ao problema, identificar possíveis determinantes maiores do problema, redigir toda essa reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema e analisar a reflexão, captando os vários aspectos envolvidos no problema. assinale a etapa correta da metodologia da problematização com o arco de maguerez, a que se refere o texto-base. alternativas: a) observação. b) aplicação. c) teorização. d) pontos-chave. e) hipóteses de solução. 4) leia o texto abaixo. as normas recebem uma legislação de referência única. para nós, a referência para a compreensão da estrutura básica dos projetos de pesquisa, encontra-se definida pela nbr 15287/2011. complete às lacunas da sentença a seguir. pensar as regras e a estrutura do projeto de pesquisa nos remete a buscar as referências na brasileira de normas técnicas–abnt. através da abnt, constitui-se as brasileira–nbr. assinale a alternativa que preenche corretamente às lacunas da sentença. alternativas: a) científica – associação – normas. b) social – atlética – regras. c) científica – associação – estrutura. d) filosófica – rede – normas. e) social – rede – dicas.
Respostas: 3
question
Pedagogia, 16.08.2019 15:21
Ofundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação (fundeb) foi instituído pela emenda constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006 e regulamentado pela medida provisória nº 339, de 28 de dezembro do mesmo ano, convertida na lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, e pelos decretos nº 6.253 e 6.278, de 13 e 29 de novembro de 2007, respectivamente. analise as afirmativas a seguir e assinale v para verdadeiro e f para falso. ( ) o fundeb é um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e distrito federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, distrito federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da constituição federal. ( ) além desses recursos, ainda compõe o fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica. ( ) são destinatários dos recursos do fundeb os estados, distrito federal e municípios que oferecem atendimento na educação básica. na distribuição desses recursos, são consideradas as matrículas nas públicas e conveniadas, apuradas no último censo realizado pelo instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais (inep/mec). ( ) a estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela união é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. ou seja, o fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação. agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. escolha uma: a. f - v - f - v. b. f - f - v - f. c. v - v - v - v. correto d. v - f - v - f. e. v - v - f - v.
Respostas: 2
question
Pedagogia, 16.08.2019 16:47
"para libâneo, oliveira e toschi (2012, p. 133) são três os objetivos fundamentais que devem servir de base para a construção de uma educação pública de qualidade no contexto atual: preparação para o processo produtivo e para a vida em sociedade técnico-informacional; formação para a cidadania crítica e ; formação ética. essa preparação precisa ser entendida como sistêmica, ou seja, não basta fornecer os recursos tecnológicos, é preciso que exista uma reforma na em sua maneira de tratar a comunicação, de pensar seus métodos de ensino, de produzir para barbero (apud citelli; costa, 2011, p. 123), os não são uma solução mágica que vem melhorar a educação, é preciso mudar o modelo de comunicação vigente no sistema . segundo ele, o modelo predominante é vertical, autoritário na relação professor/aluno e linearmente sequencial no aprendizado. introduzir nesse modelo, meios e tecnologias modernizantes é reforçar ainda mais os obstáculos de nossa sociedade."
Respostas: 3
Você sabe a resposta certa?
João amós comênio, filósofo e educador, foi um grande estudioso da história da educação e é consider...
Perguntas
question
Português, 09.02.2022 02:20
Perguntas no site: 31706445