subject
Pedagogia, 14.08.2019 23:56 yarawaneska49

Os textos artísticos se valem da língua portuguesa de forma mais aberta e livre, dependendo de seus propósitos. por isso, nem sempre utilizam as regras da norma padrão gramatical da língua.

na letra da canção, há situações em que o pronome oblíquo “te” é utilizado. pensando em uma situação de uso formal da língua, posicione-se sobre cada um dos usos do pronome no refrão da canção e se há falta deles.
no refrão da canção de samuel rosa, o primeiro verso apresenta inadequação quanto à norma padrão gramatical da língua, pois não se inicia a oração com pronome oblíquo átono. a forma adequada, porém nada sonora, é “ver-te”. o segundo uso do pronome oblíquo está adequado, uma vez que o advérbio de negação “não” atrai o pronome.

no terceiro verso, o uso pronome é o mesmo do primeiro verso, havendo mudança, contudo, na forma verbal. ainda no terceiro verso, o verbo esquecer é transitivo direto, exigindo, por isso, um objeto direto como complemento. esse objeto não é citado no verso.

para a adequação da oração conforme uma situação formal de escrita, seria acrescentado o pronome “te” antes de “esquecer” com a finalidade de que ele supra a necessidade de complementação do verbo.

é importante destacar que esta é uma reflexão sobre os usos formais da língua portuguesa. em um contexto artístico, não há necessidade de adequação da linguagem ao registro forma.

Respostas
Respostas: 3

Outra pergunta: Pedagogia

question
Pedagogia, 14.08.2019 23:50
Vigotski (1997, 1998) parte da premissa de que o desenvolvimento cognitivo não pode ser entendido sem referência ao contexto social, histórico e cultural. ao destacar o contexto social e a interação como mecanismo
Respostas: 1
question
Pedagogia, 15.08.2019 02:50
Aos desenvolver uma pesquisa científica,independente de sua modalidade,e necessário estar atento ao intens de sua composição,garantindo assim o atendimento que se espera deste trabalho.em relação ao artigo científico e correto dizer que este e composto por:
Respostas: 1
question
Pedagogia, 15.08.2019 02:43
2) o mundo globalizado e a utilização das tecnologias derrubaram as barreiras do tempo e espaço, criaram outras formas de fazer negócio, de se relacionar e de ensinar e aprender, assim podemos afirmar que: alternativas: a) o espaço da sala de aula único e rígido não sofrerá nenhuma modificação diante desta nova realidade. b) ir à escola e o tempo que se dedica à aprendizagem também não serão alterados diante das mudanças. c) apesar da amplitude e o grau de complexidade, a internet não possui o grau desejável de interatividade para promover aprendizagens d) o tempo e espaço adquiriram um novo formato, mais flexível, oportunizando o desenvolvimento de estruturas de aprendizagem a distância. alternativa assinalada e) a aula sempre será a mesma, centrada na ação e na exposição docente.
Respostas: 1
question
Pedagogia, 15.08.2019 02:25
Gostaria de ver uma prova de ciências sociais da unip
Respostas: 1
Você sabe a resposta certa?
Os textos artísticos se valem da língua portuguesa de forma mais aberta e livre, dependendo de seus...
Perguntas
question
Matemática, 16.09.2021 02:30
question
ENEM, 16.09.2021 02:30
question
Matemática, 16.09.2021 02:30
Perguntas no site: 31279393